sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Dullahan - A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça

 

 Quem nunca ouviu falar do cavaleiro sem cabeça? Já ouviu a verdadeira historia?  Esta  é uma das lendas que mais amo, e admiro. Ele seria o meu... herói. Estranha? Talvez eu seja.  Mas sou fascinada por esta lenda, então vamos lá que irei contar de mão cheia pra vocês meus lindinhos e lindinhas de Engelsblut.
       A Lenda do Cavaleiro sem  Cabeça surgiu na época de 1799, ela é muito comum no folclore americano, mas surgiu em uma cidade pequena na Irlanda, seu nome verdadeiro é Dullahan, (significa sem cabeça ou decapitado em irlandês). Dullahan faz parte da mitologia celta, ele pertence ao mundo das fadas, apesar de lidar com a morte. O Cavaleiro não tem cabeça, mas ele a carrega consigo em sua mão direita. Pessoas que  disseram ter o visto diz que ele tem a cabeça de cor alaranjada e é absolutamente lisa, porem nela tem um sorriso assustador de orelha a orelha. Seus olhos são pequenos e negros. Ele tem uma visão sobrenatural e levando sua cabeça decepada ao alto ele pode ver grandes distancias. 
     Em alguns pontos da Irlanda acredita-se que ele  montado em seu cavalo aparece em algumas noites  apenas para buscar aqueles que estão na lista da morte,e assim que  a pessoa é encontrada ele decepa sua cabeça e leva com ele para  uma arvore, na qual ele usa coo portal para o seu reino.
     
    Como surgiu a lenda?
     
Como surgiu  não se sabe com exatidão, porem acreditasse que surgiu através do festival de Crom Dubh, ele é um dos deuses da fertilidade, exigia vidas humanas a cada ano e seu método de sacrifício era a decapitação. A Adoração a esse Deus durou até por volta do século VI, quando  o cristianismo chegou a Escócia  e tentaram acabar coma  adoração as  antigas religiões (no caso as pagãs)  e assim com tanta pressão  dos cristãos o Deus Crom Dubh foi perdendo a força. Sendo assim, acreditam que  ele então tomou uma forma física e se tornou conhecido como Dullahan ou o Cavaleiro sem cabeça.
                         
     
   Mas... será que é verdade? 
Existem alguns relatos, bastante interessantes como o de WJ Fitzpatrick, um contador de histórias das montanhas de Mourne em County Down, relata:
    
    "I seen the dullahan myself, stopping on the brow of the hill between Bryansford and Moneyscalp late one evening, just as the sun was setting. It was completely headless but it held up its own head in its hand and I heard it call out a name. I put my hand across my ears in case the name was my own, so I couldn't hear what it said. When I looked again, it was gone. But shortly afterwards, there was a bad car accident on that very hill and a young man was killed. It had been his name that the dullahan was calling."

Tradução: "Eu vi o Dullahan , parando no cume da colina entre Bryansford e Moneyscalp tarde da noite, quando o sol estava se pondo. Foi completamente sem cabeça, mas ele levantou a sua própria cabeça em sua mão e ouvi-lo chamar um nome. Eu coloquei minha mão em meus ouvidos, caso o nome era meu, então eu não podia ouvir o que ele disse. Quando olhei novamente, ele tinha ido embora. Mas pouco tempo depois, houve um acidente de carro ruim naquela mesma colina e um jovem foi morto. Ele tinha sido o seu nome que o Dullahan estava chamando. "

    Este  relato é interessante pelo fato de que também acredita-se que  Dullahan só pode falar uma única vez durante toda sua busca, então ele vai até certo ponto próximo a residência da pessoa que está para morrer e chama seu nome. Seria um aviso? Bom, se for seu nome que  Dullahan  chama pode se despedir pois suas horas estão contadas. Pode ser por ele mesmo que irá decepar sua cabeça caso você saia ou esteja fora de casa e der o azar de cruzar o caminho dele, ou por um acidente. Pois acredita-se que no ponto em que ele parar e ficar mais de dois minutos, será o local onde alguém irá morrer, no caso a pessoa em que ele está a procura.  
             
    
Se é possível afasta-lo?

     Ao contrário do banshee, o Dullahan não prossegue famílias específicas e seu apelo é uma convocação da alma de uma pessoa que está morrendo ou já esta destinada a uma tal data, em vez de um aviso de morte. Não há defesa real frente ao Dullahan porque ele é o arauto de morte. No entanto, um artefato feito de ouro pode afugentá-lo, para Dullahan da parecem ter um medo irracional deste metal precioso. Mesmo uma pequena quantidade de ouro pode ser suficiente para expulsá-los, como o seguinte relato de County Galway relata:

    
"Um homem estava em seu caminho para casa uma noite entre Roundstone e Ballyconneely. Ele estava ficando escuro e, de repente, ele ouviu o som de cascos de cavalo batendo ao longo da estrada atrás dele. Olhando em volta, ele viu o Dullahan em seu carregador, empurrando-os para ele a uma velocidade razoável. Com um grito alto, ele fez a correr, mas a coisa veio depois dele, ganhando em cima dele o tempo todo. Na verdade, ele o teria ultrapassado o levaram, se não tivesse deixado cair um pino com cabeça de ouro das dobras de sua camisa na estrada atrás dele. Houve um rugido no ar acima dele e, quando olhou novamente, o Dullahan tinha ido embora "  

              

       A Lenda do Cavaleiro sem cabeça - O Filme  

 O Filme foi feito no ano 1999,  ele é um filme de terror dirigido por Tim Burton, é um filme inspirado na lenda Irlandesa e em um conto de 1820  "The Legend of Sleepy Hollow" de Washington Irving e estrelada pelo nosso queridíssimo Johnny Depp! ( Meninas ele está mais que incrível neste filme, assistam e babem *O*) . Bom vamos lá , o filme se passa no ano de 1799, o investigador Ichabod Crane (Johnny Depp) é chamado para desvendar diversos assassinatos sem explicação que acontecem no condado de Sleepy Hollow, onde todas as vitimas foram decapitadas. Depois de alguns dias  o investigador começa a ter pesadelos com sua mãe, que foi torturada na Donzela de Ferro. Então os moradores acreditam que o cavaleiro seja um ex-combatente de guerra que perdeu sua cabeça e se esconde na floresta a procura de sua cabeça perdida em combate. E este filme é cheio de terror, drama e até rola um pequeno romance. É bastante interessante e tem direito a tudo que o publico de terror antigo adora, bastante neblina , mortes, mistério e é um filme que retrata uma época linda, ao menos eu adoro filmes de  séculos atrás. 
               
           
     
       E ai, é o máximo essa lenda do cavaleiro não é? Ele seria o meu herói.  Por esse motivo decidi falar hoje desta lenda tão especial pra mim, fez parte da minha infância. Imagine uma criança de 4 anos assistindo isso em casa , pois é, era eu.  
    Deixo aqui embaixo o vídeo do filme que está disponível no YouTube para que vejam deixe sua opinião e se inscreva no site. 






   OBS: Galerinha  esta é uma pesquisa feita  por mim , Mianaahi W. Alberack, então qualquer sugestão pode enviar para o email: mianaahi.wakanda@gmail.com que irei responde-los com carinho, ou para o email do meu marido: zandrack.kaique@gmail.com // Está é uma pesquisa  na qual utilizei  minha própria sabedoria pelo assunto, que como eu disse fez parte da minha infância e de mim, e algumas informações foram de duas fontes que citei abaixo. // Copia é crime, então não me faça processar você.


Fonte de pesquisa : http://dullahan.com/  & Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário