segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Especial - Dia das Crianças com o Bicho Papão...

Todos nós, desde crianças, fomos dormir amedrontados com histórias de pessoas ou bichos que iriam nos pegar enquanto dormíamos pelos nossos pais, caso os desobedecemos suas ordens. Já pensou na linda história de uma criatura morando de baixo de sua cama, dentro do seu guarda-roupas, ou mesmo te vislumbrando pela brecha da porta ou janela? E hoje, dia 12 de Outubro de 2015, Dia das Crianças, por que não falar sobre um assustador personagem que amedronta as crianças de diferentes idades e crenças? Por que não falar no Bicho Papão...?

 


Todos nós o conhecemos muito bem, não é?! O quanto nossos pais falavam sobre um ser que estaria nos visitando, pegando e devorando, caso desobedecesse-mos suas regras e ordens.

O que ninguém imagina é que há uma verdadeira história por trás da lenda do Bicho Papão, e acho que alguns já conhecem...

 Nas diversas direções, onde podemos ver a figura do Bicho Papão, uma em especial nos chama muito a atenção: a história de Moloch.

MOLOCH

  É o nome da divindade ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), sacrificavam seus primogénitos recém-nascidos, jogando-os em uma fogueira. Também é o nome de um demônio na tradição cristã.




Eles criaram uma escultura de Moloch com uma cabeça de boi, braços abertos para receber os sacrificios e com uma abertura no que se identifica ser sua barriga e lá eles acendiam uma grande fogueira onde eram sacrificadas as crianças recém-nascidas. Um dos motivos mais plausíveis para tal prática, era a necessidade de boas colheitas, fertilidade e vitórias nas guerras, pois, como relata as histórias bíblicas, por volta desta época que o povo hebreu recebeu de seu deus a missão de que nenhum culto à nenhum ídolo deveria ser dada a não ser a ele mesmo, o deus de todos (Jeremias: 32, 32-40).

Boi da cara preta (que também é uma referência à Moloch, por conta de sua cabeça de boi), é uma cantiga de ninar muito comum em que os pais cantam para seus filhos, sem saber, ao menos, sobre sua real história e donde vêm. E pelo que já vimos aqui, já têm uma ideia do porquê os pais, antigamente, cantavam isso para seus filhos? Exatamente! Como referência aos sacrifícios feitos à Moloch dos primogénitos de cada família para mais fertilidade.

No ano 2000, um repórter muito do ardiloso, invadiu um dos locais, que em minha humilde opinião, é quase mais bem guardado do que a própria Casa Branca: o Bohemian Grove. É um acampamento localizado em Bohemian Avenue 20.601, em Monte Rio, na Califórnia, EUA, que pertencente a um clube privado de homens sediado em San Francisco conhecido como Bohemian Club. Neste dia, ele invadiu o acampamento numa noite e ficou escondido até que os membros deste clube misterioso chegassem para seu anual encontro.

No vídeo, que podemos encontrar no link a seguir <https://www.youtube.com/watch?v=O0nincuhelI> vemos uma enorme estátua de uma coruja (que também é, segundo historiadores dos antigos povos, outra representação de Moloch) fazendo uma espécie de ritual à esta imagem.

Segundo este mesmo repórter, lá ele encontrou presidentes, governantes, famosos cantores e atores de todos os países do mundo dentre outros. Ele próprio diz que: "enquanto cremos que nossos presidentes e ex-presidentes e governantes estão numa reunião para discutir sobre o futuro e de suas nações, na verdade, estão sacrificando pessoas vivas para uma entidade maléfica à mais de cem anos"


Mr. Boogie - A Entidade (2014)




Uma das divindades mais antigas de que temos conhecimento, com características iguais e/ou similares com as de Moloch é a deidade, que atende pelo nome de Buhguul ou mesmo Mr. Boogie. Buhguul é uma deidade que tem registro em todas as culturas do mundo. Acreditam que ele se alimenta corrompendo inoscentes.

Este, Buhguul, é o que mais tem "a ver" com o nosso Bicho Papão, pois ele captura crianças, tanto meninos quanto meninas, e induzindo-as faz com que elas trabalhem corrompendo outras crianças e até mesmo assassinando outros inoscentes e conforme o fazem, suas almas são devoradas por Buhguul por conta da maldade que são obrigadas a fazer as pessoas.

 Buhguul é uma deidade para os antigos povos e no cristianismo, tornado de demônio. Geralmente descrito como baixo, da estatura de uma criança magra, ou muitas vezes mais alto do que o normal e com cavidades negras no lugar dos olhos. Também é muito bom com ilusões, mas prefere utilizar da realidade para amedrontar suas vítimas.

                                      ***************************

Nós muitas vezes acreditamos que pais contam estas histórias apenas para não deixarmos de os obedecer. Mas esquecemos de que toda história têm um fundo de verdade; assim como a água nos mostra suas propriedades e benefícios sem nos mostrar sua cor, assim também são as lendas urbanas e contos de fadas...

Dizem que quando chamamos um garoto de moleque, automaticamente estamos evocando o espírito de Moloch para nossas vidas, especialmente se este garoto for nosso filho.

Então, após saber disso, procure não chamar os garotos de moleque se não quer ser mais um a evocar o nome desta criatura. E para aqueles que gostam de colocar medos em seus filhos falando sobre o Bicho Papão ou mesmo outros monstros como a Cuca, Saçi e mesmo Curupira e Caipora, pense bem e procure saber donde vem estas lendas, histórias e cantigas, pois, infelizmente, não sabemos de tudo e o tudo é muito para sabermos...




Ficou com alguma pulga atrás da orelha sobre algum assunto? Peça aqui nos comentários ou pelo e-mail zandrack.kaique@gmail.com ou mesmo pelo mianaahi.wakanda@gmail.com e nós teremos o prazer de escrever sobre.


OBS: Pesquisa de minha autoria, Mal'akh C. Alberack. Por favor não copie! Mas comente, o que achou. Mandem sugestões também de contos para os e-mail acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário