quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A Origem do Halloween

Olá leitores e leitoras de todo o Mundo...

Quem aqui não gosta do Halloween? De ver tantas pessoas fantasiadas de tudo quanto é fantasia, dançar ao redor de uma fogueira com os amigos e passar às casas pedindo "Gostosuras ou Travessuras

Bom, infelizmente aqui no Brasil, ainda há um preconceito muito grande por parte das pessoas (em especial, as mais religiosas/cristãs), pois, como veremos à seguir, foi a Igreja que intitulou Halloween de Dia das Bruxas...

Mas vamos ao que interessa, vamos a história do Halloween!


 

 Bom, aqui no Brasil (e em vários outros países)  dia das Bruxas é comemorado em 31 de Outubro. Originalmente, o Halloween era uma festa dos Celtas na Irlanda, com o nome de Samhain, que era a comemoração do marco do fim do verão e a terceira e última colheita do ano, para estocarem comida para o inverno que se aproximava. Também comemorado pelos celtas, era uma data festiva em que o véu entre o mundo espiritual e o físico estava muito "fraco", possibilitando à eles o contato com seus ancestrais, o que faziam através de rituais de agradecimento pela vida e a oportunidade de vê-los.

Em Roma, antes do nascimento do Jesus dos cristãos, todo o reino celebrava esta data comemorativa, mas, com a vinda da Igreja no Império Romano, os clérigos fizeram com que esses não mais celebrassem este rito, pois era pagão e o seu deus não "aturaria" tal culto à deuses contrários a Ele. Após essa solicitação pelo clero, os romanos acataram o "pedido" e declararam que o Halloween era um culto contrário ao deus Jesus e que todos que comemorassem o Dia das Bruxas, teria sua alma entregue e perseguida pelo demônio.

Com a retirada da comemoração de Halloween do calendário romano da época, a Igreja teve que substituir esta data por uma outra, que hoje conhecemos como sendo o Dia de Todos os Santos, que é comemorado nos dias 1 de Novembro de todo ano, seguido pelo dia de Finados, todo dia 2 de Novembro de cada ano.

Algo muito interessante sobre o Halloween, é que muitos dizem que é neste dia que as bruxas ficam a solta voando em suas vassouras, se transformam em gatos pretos e fazem o mau para todos aqueles que encontrarem. Particularmente,  jamais vi as bruxas soltas gritando e amaldiçoando tudo e a todos que encontravam; nunca vi uma bruxa voando em vassouras e muito menos eu nunca vi uma bruxa se transformando em gato (e olha que Mianaahí é uma e caso ela se transforme num gato e saia voando com a Kyett, a vassoura dela, eu desmaio kk');

 

Quem não conhece a linda abóbora Jack-o'-lantern? Este é o apelido dado a uma abóbora iluminada feita como enfeites para o Halloween. Em Portugal, esse enfeite é chamado de coca. Este lindo enfeite tem uma história peculiar dos irlandeses:

"Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois que o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original. Jack solta o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu a Jack para não incomodá-lo por mais de dez anos. Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O Diabo, embora chateado com o truque de Jack, tinha de manter sua palavra de não reclamar a alma de Jack, assim não permitiu que este fosse para o inferno. Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack O' Lantern"

Outros objetos como o caldeirão das bruxas e velas/fogueiras são símbolos universais das bruxas e feiticeiros (mas vamos levar em conta que nem todas as bruxas e/ou feiticeiros obrigatoriamente devem ter caldeirões). Os caldeirões são utilizados para fazer oferta aos Deuses ou mesmo aos espíritos ancestrais em Samhain e também para fazer pedido nesta data. Após o pedido feito, é jogado uma moeda dentro do caldeirão e queimado um papel com seu desejo, para que este rapidamente seja atendido pelos ancestrais ou pelos Deuses. Na impossibilidade de fazerem dentro de suas casas este pequeno rito, era efetuado ao ar livre em fogueiras e ao canto dos bardos, todos dançavam e cantavam ao redor da fogueira, para retirar e jogar nas chamas da fogueira, todos os problemas e dificuldades que passou até aquele momento. E com o calor das chamas, te aquecerá e protegerá por mais um ano.

 As cores do Halloween - laranja, preto e roxo - tem um significado:

* Laranja: O laranja é a cor da força, vitalidade e energia. Os celtas acreditavam que os espíritos ancestrais eram atraídos pela cor laranja;

* Preto: O preto é a cor que representa a proteção.

*Roxo: é o símbolo da magia em todos os locais, durante e após a celebração e no mundo inteiro e todas as coisas.

Diferentemente do que proclamam as pessoas, deixar de festejar o Halloween no Brasil, apenas por não ser uma festa típica do país é algo absurdo, pois, para aqueles que não sabem, o carnaval não se originou e nunca foi uma festa tipicamente do Brasil. Celebrar o Dia das Bruxas é algo maravilhoso, onde todos se fantasiam de diversos personagens ou cada um com seu estilo e todos se divertem.

Espero que este Halloween possa ser de diversão para todos e tomem cuidado quando forem pedir "Gostosuras ou Travessuras", pois jamais saberemos quem nos está entregando...

 



Eai, curtiu? Vote na nossa enquete, na parte de cima da tela, no melhor filme de terror e comente aqui em baixo: "O que você faria se pudesse se passar por criança um dia de sua vida?".




OBS: Por favor não copie! O texto com as "áspas" foi tirado do Google. Mas comente o que achou. Mandem sugestões para o email : zandrack.kaique@gmail.com e terei o prazer de escrever mais contos e pesquisas sobre o assunto que quiserem. Visite também o Facebook: Kaique Nascimento e adicionarei todos como amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário