quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Os Irmãos Grimm e suas Reais Criações: João e Maria

Boa tarde queridos amigos e amigas de Engelsblüt!

Quem de nós nunca foi fascinado quando criança, pelas histórias dos contos de fadas nos apresentados pela Disney? 


Pois bem, poucos são os que conhecem realmente as versões mais antigas desses contos, como da Branca de Neve, Chapelzinho Vermelho, Cachinhos Dourados e os Três Ursos dentre outros.


Se você não conhece essas histórias, venha conhecer. E se você já conhece, dê sua opinião sobre o assunto aqui nos comentários.

Então vamos ao que interessa? Hoje trago a vocês sobre o conto João e Maria...




Na real história de João e Maria (originalmente chamados de Hansel e Gretel), é muito contada pelos pais de muitas crianças para alertá-los de como é perigoso o caminho da floresta (assim como A Chapelzinho Vermelho).

Nesse conto, temos duas versões muito interessantes, uma mostrando um casal de demônios, que escravizava crianças após atraí-las para sua casa e os devorava, posteriormente. E a outra é de uma bruxa com uma casa na floresta, não feita de doces e guloseimas, mas de gengibre, que conto a seguir.

Hansel e Gretel foram abandonados por seus pais, pois não tinham condições de criá-los. Levando-os para a floresta, o pai os leva para a floresta, para um "passeio", nesse momento Hansel deixa migalhas de pão para marcar o caminho de volta. Separando-se do pai, as crianças tentam voltar, mas como pães eram alimentos para vários animais... esses foram comidos, e impossibilitou que as crianças voltassem para casa.

Ao procurar o caminho de volta, eles encontram uma casa feita de gengibre e, com fome, ambos começam a comer a casa. Após alguns instantes, uma velha bruxa aparece e os convida à adentrar sua casa, que lá, encontrariam comida melhor e mais robusta para "matar" tanta fome.

Ao adentrar a casa, as crianças vêem-se numa casa não tão grande, mas o suficiente para morar uma senhora já de idade avançada e sozinha. A velha então aprisiona Hansel em uma gaiola e faz com que Gretel trabalhe para ela como escrava. Todos os dias, a bruxa levava para Hansel muita comida e sempre fazia-o comer muito para então devorá-lo.

As crianças, muito espertas por sinal, esperaram que a velha estivesse distraída para escaparem. Logo após, a velha decide que já está na hora de devorar o pequeno garoto, ela então começa a acender o fogão a lenha e por um descuido, Gretel a empurra para dentro e esta queima até a morte, dando à Hansel e Gretel a oportunidade de que precisavam para fugir dali.

Na versão com os demônios, não é tão diferente. Após encontrar as crianças na floresta, o casal de demônios se preparam para assá-los no forno, mas as crianças são mais rápidas e fogem, após cortarem o pescoço do demônio fêmea em um cavalete de madeira por descuido do demônio macho. Mas não tem um fim tão bonitinho: o demônio macho vai ao encalço de Hansel e Gretel e ao chegar próximo de uma casa, onde o cheiro dessas se tornava mais forte, adentra a residência e mata todos (as duas crianças, o pai e a mãe) através de um ritual.


Datada nos meados da Idade Média, a história retratava a vida difícil dessa época. Para os vassalos e escravos, a fome e a escassez de comida era muito comum. Devido a essa situação, o homicídio de crianças e o abandono, por incrível que pareça, também eram práticas muito comuns.

A bruxa em si, nunca existiu, a realidade é que o papel da bruxa se associa com o papel de alguns pais daquela época. Pois tais pais, se propuseram a sacrificar ou abandonar seus próprios filhos para evitar a fome ou apenas se alimentarem melhor e muitas das vezes, acabavam cometendo canibalismo, quando não havia mais alternativas de sobrevivência.


Se você curtiu mais este artigo, compartilhe com seus amigos e amantes do terror/horror, inscreva-se em nosso blog e curta também a página do TERROR EM ENGELSBLÜT  no Facebook e siga-nos no Twitter (a seguir) e caso queira, pode clicar aqui e me adicionar no Facebook ;)

Responda também a enquete acima e vote no tema do próximo artigo de "Os Irmãos Grimm e suas Reais Criações"!


                                            Facebook & Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário