quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Combustão Humana - Pode acontecer com você.

 Boa noite meus queridos leitores. Como estão? Espero que coisas estranhas tenham acontecido com vocês está semana. 
A alguns dias atrás eu andei lendo sobre coisas inusitadas que podem acontecer com os humanos,e cheguei em algo bastante "assustador", se chama - Combustão Humana Espontânea. 
 
  Espontânea? Como se quiséssemos isso, afinal é um assunto no qual você provavelmente nunca tenha ouvido falar e nem sabe que pode acontecer com você, principalmente neste calor e final de ano estressante, então vamos entender o que seria isso.

O que é:

 A Combustão humana é um fenômeno controverso e inexplicado pela ciência sem causa conhecida onde o corpo entra em combustão e arde em chamas tomando unicamente a parte superior, deixando apenas pernas e braços inteiros.
De acordo com relatos, a parte do tronco e cabeça pegam fogo e em segundos viram pó. Sim,pó! Imagina como é tenso isso. E algumas vezes deixam apenas queimaduras ou marcas em pernas e braços e  o interessante é que objetos em volta ou o próprio colchão fica intacto - Socorro!
Pois é, para se ter uma ideia da gravidade da situação: Especialistas afirmam que em crematórios, um corpo precisa ficar a pelo menos 1093 °C por cerca 12 horas para virar cinzas, JÁ...a combustão espontânea humana faz isso em poucos segundos em poucos segundos. É muita efetividade. 

Uma das teorias: Efeito Pavio

 A teoria diz basicamente que a pessoa queima logo após sua gordura entrar em combustão, a partir de uma fonte externa de calor, que queima a roupa e esquenta a gordura derretendo-a, logo transformando a roupa embebida em um pavio. Felizmente essa teoria enfrenta muita oposição por parte dos parentes das vítimas e pessoas que presenciaram a combustão espontânea humana, visto grande parte dos casos acontece em segundos, enquanto o efeito pavio demora horas pra terminar, outra diferença marcante dos opositores é que na combustão espontânea a cabeça da vitima vira cinza rapidamente, enquanto no efeito pavio a cabeça da vítima queima de forma lenta e não totalmente ao ponto de tornar-se cinza. Entenda com as figuras abaixo:   




Assustado? Ainda não terminamos! Felizmente todos corremos muito pouco risco ( Que bom né? ), pois esse mal atinge somente 0,01% da população do planeta. Existiu um sujeito chamado Larry Arnold, um especialista em combustão espontânea humana, e afirmou que o grupo de pessoas mais propenso a ser acometido pela combustão humana espontânea são as pessoas com a chamada "personalidade do tipo A" ou seja possuem as características : Envolvimento em múltiplas funções; Acentuada impulsão para competir; Desejo contínuo de ser reconhecido e de progredir; Preocupação física e mental; Tensão facial;Tendência para procurar atingir metas não bem definidas ou muito altas; Incapacidade de relaxamento satisfatório, mesmo em épocas de folga; Insatisfação crônica com as realizações; Grau de ambição está sempre acima do que obtém; Movimentos rápidos do corpo;  Impossibilidade prática (falta de tempo) para terminar alguns empreendimentos; Entonação emotiva e explosiva na conversação normal;Mãos e dentes quase sempre apertados; Calor no colarinho;  Vermelhidão de raiva. 

Vejamos alguns casos que ocorreram:

 Datam do século XVII os primeiros relatos científicos acerca da combustão humana espontânea, o primeiro estudo conhecido foi redigido por Thomas Bartholin, um anatomista dinamarquês que em sua obra descreveu a estranha morte de uma parisiense, que, dormindo, entrou em combustão espontânea e acabou por ser reduzido a cinzas em poucos minutos, sem danificar o colchão de palha ( Ja disse o quanto isso é estranho?) 



Não meu caro leitor, ainda não terminamos! Em 1932 uma senhora moradora de Bladenboro, Carolina do norte foi transformada em cinzas em decorrência a combustão espontânea, ela teve as roupas arrancadas pelo marido e pela filha (sem proteção alguma nas mãos) com o intuito de diminuir as chamas, eles saíram sem ferimento algum, porém Sra. Williamson acabou por ser totalmente consumida pelas chamas em poucos segundos. A família descreve as chamas como "azuladas" e disseram que o fogo não consumiu os móveis adjacentes.









 Em 1943 com 52 anos, Allen M. Small foi encontrado em cinzas na sua casa em seu Deer Isle, Maine. O tapete em baixo de seu corpo foi levemente queimado, mas não havia nenhum outro sinal de fogo na casa. Em 1953 o corpo Wood Waymon foi descoberto no banco da frente de seu automóvel, completamente fechado, em Greenville, Carolina do sul. Pouco restou do Sr. Wood, mas seu carro foi encontrado intacto, mesmo estando com o tanque quase cheio de gasolina. O pára-brisa foi a única área danificada devido o calor.



 Como nem tudo é ruim, meio a tudo isso existe é claro um sobrevivente: Em 1974 ocorreu um dos mais extraordinários casos, nos Estados Unidos, com o Sr. Jack Angel que dormiu e acordou sem parte de seu braço e queimaduras estranhíssimas por todo o seu corpo, segundo os médicos, que vinham de dentro pra fora. Sobreviveu, mas seu braço sumiu da noite para o dia. 

 


Diante de toda a pesquisa, você deve ter pensado o mesmo que eu, Como assim? Será que é verdade? Bom, nada disso foi comprovado,porem temos relatos e casos. Você é quem decide acreditar ou não, porem para isso acontecer com você infelizmente não precisa acreditar, mas pense pelo lado bom,quem sabe você não seja sortudo como o Jack Angel e perca somente uma parte do corpo. ( piadinha ruim? kk ).

Obs: Pesquisa feita com dados do Google em geral. 
Espero que tenham gostado do artigo de hoje, e tenham uma noite de pesadelos,e cuidado! A Combustão humana pode acontecer está noite..com você! 

Beijos da Miah.

2 comentários: