quarta-feira, 22 de junho de 2016

Psicopatia: O Mal Real / Sessão #1 - O que é?

Olá meus queridos e queridas, estava relembrando alguns livros que li no ano passado e me deparei com alguns títulos relacionados a socio e psicopatia, serial killer e outros. Sou apaixonado por psicopatas e suas histórias, tanto nacionais quanto internacionais.

Ao ver que leio bastante sobre o assunto, Miaah me deu a ideia de criar um sessão falando sobre os psicopatas e sociopatas que o mundo já viu; daqueles com atos diabólicos, malévolos e perversos, até aqueles que aos seus 12 anos, já se viam isolados de todos, maltratando e dissecando seus pequenos animais de estimação e dos vizinhos, com planos de tortura e morte daqueles que estavam ao seu redor.
Bom, sendo assim, segue agora, a série "Psicopatia: O Mal Real"...



E para começar com tudo, vamos falar sobre o que é a psicopatia e algumas curiosidades que algumas pessoas conhecem, mas outras nem se quer ouviram falar (e pode acontecer com vocês...) e posteriormente, vou falar sobre um psicopata por semana, começando à partir de 01/07.

Então, está preparado para o pior mal que você poderia bisbilhotar? O que, uma pessoa não é mais perigosa do que um demônio possuindo um corpo? ou um espírito ancestral? Ou até uma bruxa horrenda que vive em florestas densas em suas cavernas com seus demônios lacaios a servindo? Não meu queridos... nenhum destes males é maior do que a mente do homem... e você descobrirá isso a seguir, então prepare-se e recoste na cadeira, apague as luzes e reze para nunca ser alvo de um PSICOPATA!


OBS.: Há ao lado, uma enquete para escolher qual o psicopata será o primeiro a participar da sessão Psicopatia: O Mal Real" na semana que vem, então vote!






A Psicopatia:



Este termo é muito utilizado pelas pessoas, por mais que diversas vezes equivocadamente. Ele foi utilizado pela primeira vez em meados de 1941, pelo psiquiatra americano Hervey M. Cleckley, do Medical College da Georgia.

A psicopatia consiste em um conjunto de comportamentos e traços específicos de personalidade, atraentes e encantadoras à primeira vista, geralmente essas pessoas são tidas como normais e costumam causar boa impressão em quem acaba de conhecê-los.

*De psicopata, todos nós temos um pouco...*

Etimologicamente, psicopata quer significar uma pessoa inadequada que, durante curto ou longo espaço de tempo, revela doença mental grave ou leve e com repercussão social notável ou sem importância. Muitas vezes reserva-se o termo alienado para os psicopatas que afligem a ordem pública.

Há uma terminologia variada para a expressão Personalidade Psicopática. Tomando em seu sentido amplo, o termo psicopata há de incluir todos os casos de doenças metais, quais sejam, por exemplo: oligofrenia (déficit de inteligência), mania, melancolia, confusão mental, demências, esquizofrenia, histerias, etc.

O psicopata padece de instabilidade psicomotriz: não reserva uma atitude assumida, não fixa a atenção na mesma ação, na reação constante, na perseverança do comportamento. É um inconstante por excelência.

A psicopatia, e também a sociopatia, tem sido associada ao protótipo do assassino em série, porém, nem todos os assassinos são psicopatas e bem todos os psicopatas chegam a ser assassinos, ou mesmo fisicamente violentos.

Suas reações, marcadas pela hiperemotividade, são sempre fora de medida nos momentos da mínima perturbação de sua "atmosfera psicossocial". Sua suscetibilidade às emoções é verdadeiramente mórbida, doentia, traduzindo-se por palidez ou rubor, tremores, palpitações, inibições e etc.

Daí os desentendimentos de toda ordem no ambiente existencial, sua incapacidade de suportar a angústia, certas fugas, certos suicídios, a toxicomania, o alcoolismo e etc.

Costumam ser egocêntricas, desonestas e indignas de confiança. Com freqüência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, exceto pelo fato de se divertirem com o sofrimento alheio. Os psicopatas não sentem culpa. Nos relacionamentos amorosos são insensíveis e detestam compromisso. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas. Raramente aprendem com seus erros ou conseguem frear impulsos.

Não é de surpreender, portanto, que haja um grande número de psicopatas nas prisões. Estudos indicam que cerca de 25% dos prisioneiros americanos se enquadram nos critérios diagnósticos para psicopatia. No entanto, as pesquisas sugerem também que uma quantidade considerável dessas pessoas está livre. Alguns pesquisadores acreditam que muitos sejam bem-sucedidos profissionalmente e ocupem posições de destaque na política, nos negócios ou nas artes. 

Especialistas garantem que a maioria dos psicopatas é homem, mas os motivos para esta desproporção entre os sexos são desconhecidos. A freqüência na população é aparentemente a mesma no Ocidente e no Oriente, inclusive em culturas menos expostas às mídias modernas.

O instrumento mais usado entre os especialistas para diagnosticar a psicopatia é o teste Psychopathy checklist-revised (PCL-R), desenvolvido pelo psicólogo canadense Robert D. Hare, da Universidade da Colúmbia Britânica. O método inclui uma entrevista padronizada com os pacientes e o levantamento do seu histórico pessoal, inclusive dos antecedentes criminais. O PCL-R revela três grandes grupos de características que geralmente aparecem sobrepostas, mas podem ser analisadas separadamente: deficiências de caráter (como sentimento de superioridade e megalomania), ausência de culpa ou empatia e comportamentos impulsivos ou criminosos (incluindo promiscuidade sexual e prática de furtos).

Podemos lidar diariamente com um psicopata, sem termos a noção que aquela pessoa está realmente doente e que afinal, todas as intrigas, confusões, desacatos, mentiras e mau-estar causados pelo mesmo, não são apenas fruto de "mau feitio". Há pessoas que só se apercebem que têm lidado  de perto com um psicopata, momentos antes de uma fatalidade lhes acontecer, nomeadamente o seu homicídio.

O psicopata obsessivo fixa-se numa ideia, da qual não consegue se libertar  Seu pensamente repete, repete e repete esta ideia, embora não entre em execução real. São exemplos de obsessividade patológica, segundo Henri Piéron: "Obsessões intelectuais, a consciência do enfermo fica como que presa a uma ideia que ele não consegue afastar; obsessões impulsivas, o doente é levado a realizar atos contrários às tendências normais de sua personalidade; obsessões inibidoras, medo de certos objetos, de certos atos e etc.



Algumas características da psicopatia patológica são:

* Imaturo Afetivo;
* Insuficiência e Instabilidade;
* Falta de Adaptação Social;
* Tendência Patológica à Fabulação Consciente;
* Paranoia;
* Desequilíbrio Temperamental;
* Perversidade;
* Explosivo;
* Histérico;

Embora seja mais comum em homens, é possível encontrar mulheres. Os primeiros sinais começam a tornar-se mais evidentes a partir dos 15 anos de idade, embora possam reconhecer algumas atitudes que apontem neste sentido em idade mais tenra. Eis os sintomas principais que um psicopata apresenta:

- Ausência de Culpa: Nunca sentem arrependimento nem remorsos. os outros são sempre os culpados de tudo que acontece de mal e vive com a certeza absoluta que nunca erra, nem errou. Não teme a punição por ter a certeza de tudo o que faz tem um propósito benéfico (para ele, claro!), embora tenha a noção de que os seus atos são anti-sociais. Quando é denunciado, recusa a reabilitação ou qualquer tratamento e na impossibilidade de fujir, simula uma mudança de caráter, para mais tarde, voltar aos seus padrões comportamentais e até vingar-se de quem o denunciou.

-  Mestres da Mentira: Para eles a realidade e a ilusão fundem-se num só conceito pelo qual regem o seu mundo. São capazes de contar uma mentira como se estivessem a descrever detalhadamente uma situação real. Não mentem apenas para fugirem de uma situação constrangedora, mas pura e simplesmente porque não sabem viver sem mentir.

- Manipulação e Egoísmo: Não tem a noção de bem-comum. Desde que ele esteja bem, o resto do mundo não lhe interessa. O psicopata é um indivíduo extremamente manipulador que usa o seu encanto para atingir os seus objetivos, nunca pensando nas emoções alheias. Manifesta facilidade em lidar com as palavras e convencer as pessoas mais mais vulneráveis a entrarem no "jogo" dele. Querem controlar todos os relacionamentos, impedindo que familiares e amigos confraternizem paralelamente, sem sua presença. Para tal, recorrem a esquemas, intrigas e claro, ao seu charme para se fingir de amigo.

- Inteligência: Em geral, o QI de um psicopata está muito acima da média. Há casos de psicopatas que conseguem passar por médicos, advogados, professores e etc, sem nunca terem frequentado uma universidade. São peritos no disfarce, excelentes auto-didatas e fazem-no na perfeição.

- Ausência de Afeto: Não são pessoas afetuosas com o próximo e enquanto pais, não são do gênero de "dar colo" aos filhos. Baseia os seus "métodos educativos" na humilhação e chega a ser totalmente negligente para com os seus.

- Impulsivo: Devido ao déficit de superego, não consegue conter os seus impulsos, podendo cometer toda espécie de crimes, friamente e sem noção de culpa. Costuma fintar até o teste do polígrafo (detector de mentiras), porque o seu ritmo cardíaco não se altera quando profere mentiras e nem quando cometem crimes (dizem que somente um psicopata consegue "driblar" o polígrafo).

- Isolamento: Gostam de viver sós e quando vivem com outros, querem liderar o grupo, mesmo que para isso destrua uma família inteira.

Existem mais sintomas que denunciam a psicopatia e, após ler isso, você até pode reconhecer alguns destes sinais em familiares e pessoas que lhe são próximas.

Bom, como eu disse acima, este post será para apresentar, aqueles que não conhecem, e para mostrar outras características de um psicopata que pouco é falada.

Na próxima semana, vocês irão ler sobre um psicopata que vocês mesmos podem escolher. Na parte de cima do blog, vocês encontrarão uma enquete e votem no psicopata que querem ler na semana que vem.

Então agora que sabem algumas características e como um psicopata pode agir e como sua mente o manipula, pensem duas vezes antes de zoar o coleguinha ao lado, sabe porque?
Esqueça as aparências. São as vozes na cabeça dele que mandam matar você!


Sigam seus instintos... E boa sorte!

Post por Mal'akh Craven Alberack, não copie, faça melhor!

Acesse nossas redes sociais e nos siga e inscreva-se em nosso canal no Youtube, semanalmente com contos de terror e artigos incríveis.

*Curta nossa página no Facebook clicando aqui;
*Siga-nos no Twitter clicando aqui;
*Inscreva-se em nosso canal no Youtube clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário